quinta-feira, 20 de novembro de 2014

SAGRADAS ESCRITURAS

O CÂNON DAS SAGRADAS ESCRITURAS

A palavra Canon significa “uma lei ou regra em geral. Os livros das Sagradas Escrituras, de um modo geral, são chamados o sagrado Cânon ou regra comum da moral e dos devedores religiosos, dada pela inspiração” (Dicionário de Webster).
O cânon do Velho Testamento, como comprovado por Cristo, dividia-se em três partes: A lei de Moisés, os Profetas e os Salmos (Luc. 24:44). A lei de Moisés compreende os cinco primeiros livros do Velho Testamento; os Profetas são todos os escritos advindos através de mensageiros guiados e inspirados por Deus, cujos escritos trazem os seus nomes. Os Salmos são os agiógrafos ou Ketubim. O cânon destas três divisões do Velho Testamento, contendo 39 livros, foi agrupado pelos judeus, até os dias de Cristo, como segue:


Genesis



Êxodo


 (Torah)
Levítico



Números



Deuteronômio





Josué



A
Juízes




I e II Samuel




I e II Reis










Isaías



( I )
Jeremias




Ezequiel









Oséias

II -


Joel




Amós


B

Naum




Sofonias



( II )
Zacarias




Obadias




Jonas




Miquéias




Habacuque




Ageu




Malaquias




Salmos




Provérbios








Cantares



Hagiógrafos
Rute


III -
ou
Lamentações



Kotubim
Eclesiastes




Ester




Daniel




Esdras (incluso Neemias)




Crônicas (combinadas)



É da mais alta importância notarmos que apenas estes livros eram reconhecidos pelos Judeus como enfeixando o sagrado cânon do Velho Testamento, até aos dias de Cristo e que Jesus mesmo não reconheceu outros. O cânon do Novo Testamento compreende todos os livros como conhecemos hoje.

OS LIVROS APÓCRIFOS

Os livros denominados “apócrifos”, encontrados na Bíblia chamada Vulgata, edição católica, não pertencem ao sagrado cânon dos hebreus donde nos vem a Bíblia. Para que pudessem pertencer ao divino cânon, urgia que fossem inspirados, como os outros o foram, através de homens chamados por Deus e designados por Seu Espírito. O termo “apócrifo” já por si significa – não autêntico – não indicando por isso mesmo inspiração.
Os livros apócrifos foram incluídos na Septuaginta, e dela levados para a antiga Versão Latina, à Vulgata e à Versão de Douay. Estes livros são sete: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico , Profecia de Baruque,  I Macabeus, II Macabeus e mais as adições aos livros de Ester e de Daniel.
Os sete livro apócrifos contidos na Vulgata apresentam-se sem autor, o que não seria o caso se fossem inspirados do céu. Também a leitura deles indica não terem sido inspirados, havendo até porções que contradizem as mensagens dos livros autênticos e inspirados. Os judeus os rejeitaram e não os inseriram no cânon sagrado. É digno de menção que nenhum dos profetas verdadeiros fizeram qualquer menção dos livros apócrifos. Cristo jamais se referiu a eles, e os apóstolos e a igreja apostólica os desconheceram totalmente.
Justino, o mártir, Origenes, Jerônimo e S. Agostinho aprovaram o cânon judaico sem os apócrifos. Wiclife afirmou não terem “autoridade de credo” e Lutero declarou “ não serem iguais as Escrituras”.
A Assembleia de Teólogos de Westminster em 1643, excluiu os livros apócrifos. Em 1643, o Dr. Lightfoot, na Câmara dos Comuns, referiu-se aos “desprezíveis apócrifos”, como “remendos de invenção humana”.
Além de tudo, falta nos apócrifos o elemento profético. Josefo sustém (Ap. 1:8) que o ensino exato, fiel e preciso dos profetas foi interrompido depois do fecho do V. Testamento. Desde Malaquias (cêrca de 400 a.C) até João Batista, nenhum profeta foi levantado por Deus. O próprio primeiro livro dos Macabeus fala na ausência de profetas ( I Macabeus 4:46). E notem-se certos maus ensinos dos livros apócrifos:
Tobias 6;8-8, autoriza o charlatanismo; II Macabeus 12:44-45. Recomenda ofertas e orações pelos pecados dos mortos, Judite 9:9 -10, especialmente, propugna e justifica o engano; Sabedoria 8:19-20, ensina a reencarnação. E há outras contraditórias declarações. O valor dos apócrifos, portanto, como fonte de verdade e edificação espiritual, é nulo, e devem ser rejeitados como nocivos à fé e aos costumes do são cristianismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"APOCALIPSEHISTORICO.blogspot.com", é meu e mais completa exposição contendo todos os capítulos do Apocalipse e mais alguns outros assuntos de cunho bíblico.